Prótese

A prótese é a responsável pela substituição de um dente perdido, muito danificado ou fraturado. O objetivo é preencher a falta de um ou mais dentes e devolver a saúde e função daquele elemento.

O que acontece se eu não substituir o dente que falta?

Se o dente não for reconstruído, um caos se instala, os outros dentes começam a movimentar-se, numa tentativa de se reacomodarem para sobreviver ao stress dobrado. Pense como se na sua empresa, um funcionário fosse demitido e os outros precisassem se virar para fazer as tarefas dele no mesmo prazo e mesmo ritmo. Alguém sempre ficará sobrecarregado, sobreviverá bem por algum tempo e logo em seguida cansará, sofrerá um esgotamento ou um enfarto. Da mesma forma acontece com os dentes. Migram, sofrem sobrecarga, fraturas e ao longo do tempo, ao invés de reposicionar apenas um dente como no início, precisaremos tratar vários dentes inclusive com riscos grandes de passar pelo mesmo processo de substituição.

Essa reconstrução pode ser realizada através de uma prótese convencional ou prótese sobre implante.

Quais são os tipos de prótese?

Existem vários tipos de prótese, em geral elas podem ser removíveis ou fixas.

PRÓTESE REMOVÍVEL

As próteses móveis ou removíveis são aquelas que precisam ser retiradas para higienização.

  • Prótese Parcial Removível

Podem substituir um ou mais dentes. São aquelas com uma base personalizada geralmente com grampos em metal e com dentes em acrílico. É confeccionada sob medida, com  cor e forma muito semelhantes aos dentes perdidos. 

  • Prótese Flexível

São como as anteriores, mas a base não é de metal, são mais utilizadas como próteses parciais removíveis provisórias .

  • Prótese Total 

É a prótese removível utilizada quando há ausência de todos os dentes. É popularmente conhecida como “dentadura”. É móvel, precisa ser removida para  higienização. 

Atualmente tem dado mais espaço à prótese tipo protocolo (como se fosse uma “dentadura”, mas sem a estrutura no céu da boca e é fixa em implantes).

PRÓTESE FIXA

As próteses fixas são aquelas que não podem ser removidas, podem ser parafusadas ou cimentadas. Existem as próteses convencionais, cimentadas no que sobrou do dente, quando a estrutura estiver em condições de ser preparada para receber uma prótese e existem as próteses parafusadas  no implante quando não há mais raiz dental.

  • Unitária 

-Sobre dente

Conhecida também como Coroa, porque substitui a parte externa do dente, anatomicamente conhecida como coroa dental. 

A prótese fixa é como uma cobertura que engloba o remanescente do dente, a estrutura que sobrou após uma fratura ou desgaste excessivo.

– Sobre implante 

Após a instalação do implante, é colocada uma coroa sobre o implante (parafuso de titânio que substitui a raiz do dente) .

  • Ponte Fixa

– Sobre dentes

Quando os dentes ao lado do espaço sem dente também se encontram debilitados, pode ser sugerida a confecção de uma ponte fixa. Substituindo as coroas dos dentes em uma peça única. 

– Sobre implante

Quando a área com dente ausentes se estende por 3 dentes, por exemplo. É realizada uma ponte fixa sobre dois implantes para substituir os 3 dentes.

– Protocolo

A prótese protocolo é uma técnica muito usada para substituir a dentadura convencional, pois apresenta um resultado superior a ela, sendo conhecida também como dentadura fixa ou prótese dentária tipo protocolo. É uma dentadura de uma arcada inteira presa a implantes dentários, sendo indicada para pacientes que perderam todos os dentes.

Qual a diferença entre a dentadura e a protocolo?

A diferença da dentadura convencional, o protocolo é fixado apenas em implantes e não sobre gengivas e mucosas como ocorre na dentadura convencional. Além disso não há mobilidade ao falar, nem ao mastigar proporcionando, assim, grande conforto e segurança e uma durabilidade bem maior.

De qual material é feita a prótese dentária?

Tanto as próteses removíveis quanto as fixas possuem vários tipos ou opções de materiais, desde materiais provisórios como resinas, passando pelas metalocerâmicas, até as opções mais estéticas como a zircônia. Durante o atendimento todas as possibilidades, vantagens e desvantagens de cada tipo de tratamento de forma personalizada para o seu caso.

Quais os benefícios da prótese dentária?

A reabilitação oral ou recuperação dos dentes, posicionamento e função através das próteses, devolve a mastigação e o equilíbrio funcional e estético. Assim como melhora a fala e eleva a autoestima.

Quanto tempo dura uma prótese dentária?

O paciente é orientado a realizar visitas periódicas a cada 06 meses para um correto acompanhamento.  Geralmente, as próteses possuem uma durabilidade longa e indeterminada, mas está diretamente relacionada aos cuidados que o paciente tem com a sua higiene bucal.

Qual é o melhor tipo de prótese?

Existem diversos tipos de prótese, e a nossa equipe está preparada para ouvir as suas necessidades com toda atenção e cuidado que você merece e vamos orientá-lo(a) sobre qual o tratamento é o mais indicado para você.

Dúvidas? Fale Conosco!

© Danielle Farias. Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvido por AG Patagônia.